A diabetes gestacional é a intolerância aos carboidratos diagnosticada durante a gestação, com o aumento do açúcar (glicose) no sangue. Isso acontece porque, durante a gestação, a mulher sofre diversas mudanças hormonais, como a produção de hormônios na placenta que podem causar a redução da ação da insulina (responsável pela captação e utilização da glicose no corpo. Por esse motivo, o pâncreas da mãe passa a aumentar a produção de insulina mas, em algumas mulheres, esse processo não ocorre, gerando um aumento do nível de glicose no sangue, resultando na diabetes gestacional.
Na maioria das vezes, a diabetes gestacional ocorre em grávidas com mais de 35 anos, com sobrepeso e obesidade, histórico de diabetes familiar, síndrome dos ovários policísticos e com hipertensão arterial, mas pode ocorrer em qualquer mulher. Por esse motivo, recomenda-se que TODAS as gestantes atentem-se, a partir da 24ª semana (início do 6º mês) de gravidez, ao seu nível de glicose em jejum e à glicemia após estímulo da ingestão de glicose, o chamado teste oral de tolerância a glicose.
Na prevenção, sugere-se que você faça os exames pré-natal solicitados pelo seu médico, que estará fazendo controle rigoroso por meio de análise de seus resultados.
Caso o seu bebê apresente um crescimento maior do que esperado, detectado em ultrassonografia, e/ou você ganhe muito peso, seu médico poderá solicitar o exame da curva glicêmica, entre a 25ª e a 28ª semanas de gestação.
Cuida da sua saúde e do seu bebê! Procure o laboratório CAEC para realizar os seus exames.
Se você já passou pela consulta médica, entre em contato com o CAEC, por meio do WhatsApp (19) 9888-3015, para realizar seus exames. Garantimos a excelência em análises clínicas!